Para mim essa frase nunca fez tanto sentido como hoje, devido a pandemia. Porém a pergunta que fica é: O que fazer nessa situação?

Por um caso, vocês reconhecem a grande oportunidade à nossa frente hoje? Já pensaram nisso?

Estamos falamos de crises de saúde… Crise econômica… Sim, de fato são crises! Mas também são uma grande oportunidade. Uma oportunidade nos chamando para nos reinventarmos: Redefinirmos nossos valores, redefinir do que se trata a educação. Redefinir as responsabilidades, o que comunicamos, o que expectamos. Redefinir o que significa humanidade, ou melhor, o que significa ser humano!

As crises sempre trazem oportunidades, sem as crises ficamos preguiçosos e simplesmente nos encostamos. As crises nos chamam para agir, para mudar. Afinal, algo não está certo, nossas comunidades estão quebradas, nossas vidas pessoais limitadas, nossas famílias separadas e nossa terra infectada.

Na minha opinião: Sem saúde não fazemos nada! Então é claro que devemos preservar a saúde em primeiro lugar, ah Felipe, mas para fazer isso precisa ficar em casa, se ficar em casa a economia para e aí fome e outras coisas piores…

Verdade, com a mentalidade egoísta que temos, realmente a economia parada vai matar as pessoas, afinal lá atrás aceitamos colocar o dinheiro no centro de tudo e definimos que o acumulo de um papel simbolizasse hoje, quem pode viver e quem não pode. Tem gente aí que tem dinheiro para sustentar duas, três e até mais gerações, mas a grande maioria não tem nem para sustentar o mês seguinte.

Será que nunca vão enxergar? O que vai matar as pessoas de fome caso a economia pare, é a desigualdade. Nosso planeta só vai evoluir quando a gente se unir como um só.

É verdade que a situação que vivenciamos hoje, mostra o quanto o capitalismo é falho e frágil. Mas a realidade é que O capitalismo nunca foi o grande problema, não é o tipo de sistema, mas sim a mentalidade das pessoas e seus comportamentos. E isso é uma boa notícia, afinal, mudar nossa mentalidade e alterar nosso comportamento é mais fácil do que mudar um sistema inteiro.

Se vamos mesmo transformar essa crise em oportunidade de mudança, temos que estar pronto para faze-la, precisamos mudar a nós mesmos primeiro, além de higienizar as mãos, vamos higienizar a mente e a alma.

Gratidão!

Felipe Melo Shigueru

Palestrante | Coach Ikigai | Terapeuta

@Despertesuaalma | Despertesuaalma.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *