Moai – Esta tradição é a razão pela qual as pessoas de Okinawa vivem mais, melhor

Mo•ai (/mo,eye/) Japan

substantivo

  1. Um grupo de amigos ao longo da vida
  2. Um grupo de apoio social que se forma para fornecer suporte variável de interesses sociais, financeiros, de saúde ou espirituais

“Os Moai , uma de suas tradições de longevidade, são grupos de apoio social que começam na infância e se estendem até os 100 anos. O termo surgiu há centenas de anos atrás como um meio do sistema de apoio financeiro de uma vila. Originalmente, os moais eram formados para reunir os recursos de uma vila para projetos ou obras públicas. Se um indivíduo precisava de capital para comprar terras ou cuidar de uma emergência, a única maneira era reunir dinheiro localmente. Hoje, a idéia se expandiu para se tornar mais uma rede de apoio social, uma tradição cultural de camaradagem.”
Fonte: https://www.bluezones.com/2018/08/moai-this-tradition-is-why-okinawan-people-live-longer-better/

Aprendemos desde crianças que “o homem é um animal social”, porém em tempos de tanta tecnologia e comunicação vemos um PARADOXO que é o distanciamento das pessoas.

Sabemos que para fazer negócios é preciso cultivar uma “rede de relacionamentos” que é conhecido como NETWORKING. Porém, na maioria das vezes são apenas indicações de negócios sem uma intenção de APOIO REAL. Quem sabe, a solução para nosso mundo “moderno” e VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) seja usarmos conceitos antigos como MOAI para criarmos CÍRCULOS DE CONFIANÇA?

No livro “Ikigai – O segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz”, é apresentado o conceito de MOAI que são grupos de amigos que se AJUDAM A VIDA INTEIRA!

“Talvez o maior segredo deles seja uma forte dedicação aos amigos e à família. Eles mantêm uma rede social chamada ‘moai’, um círculo vitalício de amigos que apóia as pessoas até a velhice. “

Fonte: https://www.bluezones.com/exploration/okinawa-japan/

Gravei uma versão sobre MOAI IKIGAI, espero que gostem.

“Quando você tem sua família e amigos para te dar apoio e, quando está disposto a estar lá quando eles precisarem de você, lutar com determinação pelo seu futuro nunca é um fardo.”

Aprenda mais sobre o conceito do IKIGAI – Razão de viver, segundo os japoneses.

Visitem www.JornadaIkigai.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *