“Ikigai é a razão de viver, segundo os japoneses”

De acordo com os japoneses, encontrar o seu verdadeiro ikigai é a melhor maneira para viver uma vida plena e satisfatória e pode até mesmo ser o principal segredo da longevidade. No livro Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Héctor García e‎ Francesc Miralles foram até a ilha de Okinawa no Japão e estudaram todos os motivos que fazem com que esta população seja uma das mais felizes e longevas de todo o mundo.

A mandala do IKIGAI tem quatro interseções principais que abordam as diferentes áreas de uma vida realmente completa.

  • Paixão – O que você ama e o aquilo em que você é bom
  • Profissão – Aquilo em que você é bom e o que podem te pagar
  • Missão – O que você ama e o que o mundo precisa
  • Vocação – O que o mundo precisa e aquilo que podem te pagar.

A obra contém diversos guias, tabelas e ilustrações que podem ser mencionados, mas neste artigo eu quero falar principalmente sobre a mandala do Ikigai. Esta mandala é uma espécie mais complexa de diagrama de venn e contém diversas informações interessantes.

Dentro do seu desenho existem quatro interseções principais que abordam as diferentes áreas de uma vida realmente completa. Elas consistem em o que você ama e o aquilo em que você é bom, aquilo em que você é bom e o que podem te pagar, o que você ama e o que o mundo precisa e o que o mundo precisa e aquilo que podem te pagar.

Leia mais sobre IKIGAI no blog MarcioOkabe.com.br.