Qual é seu propósito?

Aprendemos a estudar para o vestibular, ser competitivos e a buscar o emprego dos sonhos.

A verdade é que tudo mudou e a única forma de encontrarmos prosperidade é antes de tudo encontrar nosso IKIGAI.

Porém, o caminho não é fácil e é por isso que criamos a Jornada Ikigai. Queremos ajudar as pessoas a perceberem que há maneiras de encontrar o IKIGAI e viver uma vida plena.

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.” Chico Xavier

Descobri o meu IKIGAI no origami e uma das minhas missões de vida, pois acredito que todos podem despertar seus TALENTOS e encontrar novos caminhos para sua vida.

O que é IKIGAI?

Ikigai (em japonês: 生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa “razão de viver”. De acordo com os japoneses, todos têm um ikigai. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo.

O livro IKIGAI – O Segredo dos Japoneses para uma vida longa e feliz ajudou a popularizar a palavra IKIGAI.

O IKIGAI é a integração da sua paixão, missão, vocação e profissão. A mandala do IKIGAI ajuda a visualizar essse conceito.

O que você AMA e faz BEM FEITO? (Paixão) O que você AMA e o mundo precisa? (Missão) O que faz BEM FEITO e PODE ser pago para fazer? (Profissão) O que o MUNDO PRECISA e pode ser pago para FAZER? (Vocação)

Ikigai Brasil

Fonte: https://www.ikigaibrasil.com/filosofia-ikigai/

Ikigai é uma palavra japonesa que pode ser traduzida por “a razão de ser”, “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs” ou, como gosto de dizer, “nossa motivação profunda”.

Para ser mais exato, Ikigai se escreve 生き甲斐, cujos ideogramas remetem a “vida” e “valer a pena”. É relevante observar que a decomposição destes também traduz “armadura”, “número um”, “ser o primeiro a ir” (na frente em uma batalha levando a iniciativa e liderança), e também “elegante” e “belo”, algo que demonstra uma atitude ativa e estética na forma pelo qual estes escolhem viver.

Para os japoneses de Okinawa, todos nós carregamos o nosso próprio ikigai e é essencial descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo como bandeira. Até por que, quando estamos conectados com nosso propósito, aprendemos a dizer não para tudo aquilo que nos distrai e afasta dele, sendo o foco o maior potencializador do propósito.

Em sua visão, somente quando vivermos nosso Ikigai conseguiremos nos comprometer com nós mesmos para enfrentar qualquer dificuldade e para dar real sentido e significado para nossas vidas.

Veja o vídeo sobre a filosofia IKIGAI de Okinawa para entender um pouco dessa realidade:

Rolar para o topo