Eu AMO metáforas e hoje me lembrei das raízes do bambu que demoram anos para sair da terra, mas depois que isso acontece, o crescimento é muito rápido.
Assim são processos colaborativos, parecem que não vai dar certo, mas se tivermos PACIÊNCIA e PERSEVERANÇA vamos conseguir os resultados.
A Lei da Atração também segue os mesmos princípios, tudo começa nos nossos pensamentos, mas é preciso de ANOS para eles se materializarem.
Achei EXCELENTE este artigo no site http://www.robertootsu.com/15.html e tomei a liberdade de replicar aqui.
O bambu enraíza-se bem fundo antes de crescer fora da terra
O bambu, quando plantado por semente, tem uma maneira tão peculiar de brotar e crescer que chamou a atenção dos chineses, e que se tornou uma grande lição de sabedoria. A semente, depois de colocada no solo, demora muito tempo para apresentar sinais externos de que vai vingar. No início, a semente se transforma num bulbo e depois de algum tempo surge um pequeno broto. Este broto permanece inalterado sob o solo por um longo período.
Somente depois que as raízes já atingiram dezenas de metros, ao longo de cinco anos de incessante trabalho, é que o broto começa a se projetar para fora da superfície. Aí, em pouco tempo, o bambu cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros!
Ao observar o comportamento do bambu, os chineses aprenderam a importância da paciência e da determinação. Muitas vezes, queremos que as coisas aconteçam rapidamente e ficamos impacientes diante da demora dos resultados. Se a preocupação for mostrar resultados imediatos, corre-se o risco de sacrificar as bases, o alicerce, e, com isso, coloca-se tudo a perder.
Reconhecer o que o momento presente exige e confiar: este é o segredo do bambu chinês.
O bambu simplesmente faz o que tem que ser feito, no momento que tem que ser feito.
E faz tudo com serenidade, segurança e coragem.
Não pensa nos resultados nem sofre por antecipação.
O bambu, assim como o sábio, tem confiança plena no processo, nos movimentos da Natureza e na perfeição do universo.
Roberto Otsu – currículo e dados biográficos
Roberto Otsu nasceu em 23 de fevereiro de 1958, São Paulo, SP, Brasil.
Escritor, palestrante e professor de Taoismo e I Ching. Seu interesse pela Cultura Chinesa começou em 1976 com a leitura das obras do escritor e filósofo Lin Yutang e desde então tem se dedicado ao estudo do Taoísmo, Confucionismo e Zen-budismo. No final da década de 1980, através dos estudos da obra de Carl Gustav Jung, entrou em contato com o I Ching – O Livro das Mutações, um dos mais importantes livros de sabedoria oriental – e da humanidade.
Roberto Otsu é fonte de informação sobre Taoísmo e I Ching das revistas Filosofia, Bons Fluidos e Cláudia, de emissoras como CBN (programa Caminhos Alternativos) e GNT (programa Alternativa Saúde) e do portal Vamos Meditar.
Em 2006, publicou o livro A Sabedoria da Natureza e, em 2008, publicou O Caminho Sábio, ambos pela Editora Ágora/Summus Editorial, São Paulo.
Ministrou aulas de Taoísmo nos cursos de Pós-Graduações em Psicologia Transpessoal da Universidade de Santo Amaro (UNISA), da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) e da Universidade Paulista (UNIP), coordenados pela Dra. Márcia Tabone, e nos cursos de reciclagem de Medicina Tradicional Chinesa da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.
Professor convidado externo para ministrar aula sobre Taoísmo e I Ching no Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.
Em 2018, criou o ESPAÇO SABEDORIA DA NATUREZA situado na Rua Vergueiro, 875, sala 72, Liberdade, São Paulo-SP (metrô Vergueiro), onde oferece atendimentos e cursos de Taoismo, I Ching e de Astrologia.
Ver também “As lições do bambu”