Náufrago é um daqueles filmes clássicos do cinema que se você não assistiu, deveria assistir.  Tom Hanks representa um gerente da FedEx que se envolve em um acidente aéreo e acaba náufrago em uma ilha deserta por 4 anos.  Como muitos profissionais e executivos, ele é workaholic (viciado em trabalho) e escravo do tempo. Como uma grande ironia do destino, ele se vê sozinho e com nada para fazer a não ser sobreviver. Como na era das cavernas ele teve que aprender a fazer fogo, pescar e – de certa forma – aprender a ter ESPERANÇA.

A metáfora com a vida é incrível, pois quem nunca se sentiu pressionado pelo tempo, pelo trabalho, pela família e tantas outras demandas da vida?

Vejam uma boa resenha em “O Náufrago – Omelete“.

A pandemia do COVID-19 foi a maior transição já vivida pela humanidade e, de certa forma, podemos traçar algumas reflexões com o filme Náufrago. As pessoas ficaram isoladas e muitas que são solteiras e que não tem famílias se viram como “náufragos”. Mesmo com tanta tecnologia disponível, o isolamento da pandemia foi como período para refletirmos sobre o que realmente importa na vida.

Em especial, a cena de superar as ondas com um barco rudimentar me inspirou para escrever este arigo.

Lições que podemos tirar do filme Náufrago

Lição 1 – Ter um VISÃO e OBJETIVO –  Confiança e coragem
O que motivou Tom Hanks (Chuck Noland) a decidir enfrentar as ondas depois de tantos anos? A ESPERANÇA de conseguir voltar à civilização e reencontrar sua noiva (Helen Hunt).
Mesmo quando temos um objetivo ou sonho na vida, há momentos que precisamos dar um SALTO DE FÉ e dar um passo, mesmo sem ter todas informações.

Pergunta desafiadora “Quais ondas na sua vida você precisa superar?”

Lição 2 – Desapego e abandonar o passado para dar espaço para o ACASO
Mesmo reencontrando sua noiva, ele descobre que ela já está casada e com filhos. Ela guardou o carro desde o acidente aéreo e devolve para ele. Há um momento que existe a chance de voltarem, mas ambos compreendem que não seria a melhor decisão tentar retomar algo que ficou no passado.

Pergunta desafiadora “O que você precisa deixar no passado?”

Lição 3 – Mantenha-se respirando – Liberdade e Metas

Ele define uma nova meta que é levar o único pacote que ele não abriu quando naufragou, um pacote de uma artista que tinham DUAS ASAS pintadas na caixa. Este símbolo o ajudou a se manter vivo porque é um símbolo da LIBERDADE.
Ao chegar na casa ele nota que não tem ninguém, mas ele percebe que as duas asas fazem parte da decoração de todo ambiente e deixa o pacote na porta com um bilhete.

“Este pacote salvou a minha vida.” Chuck Noland

Ao voltar para mesma encruzilhada ele encontra uma moça que pergunta para onde ele está indo e ele responde que ainda está decidindo. Quando ela vai embora, ele nota que na parte de trás da pickup tem as asas pintadas.

Símbolos de força são formas de ancorar uma visão de futuro e trazer forças para que o ser humano possa seguir em frente.

Pergunta desafiadora “Qual é seu símbolo de força?”

 

“Amanhã o sol vai nascer e quem sabe o que a maré vai me trazer” Tom Hanks – filme Náufrago

Reflexões sobre o filme Náufrago

Vídeos do Filme Náufrago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *