Uma das melhores histórias para refletirmos se somos realmente colaborativos.
“Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo africana e, quando terminou o seu trabalho, sugeriu uma brincadeira para as crianças: – Pôs um cesto muito bonito, cheio de doces debaixo de uma árvore e propôs às crianças uma corrida. Quem vencesse, ganharia o bonito e delicioso presente.
Quando ele disse “Já”, todas as crianças deram as mãos umas às outras e saíram a correr em direcção ao cesto. Dividiram tudo entre si muito felizes!
O antropólogo ficou surpreendido com a atitude das crianças.
Então, elas explicaram: “Ubuntu, tio. Como é que uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?” Ele, então, percebeu a essência daquele povo. Não havia competição, mas sim colaboração.
Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”
Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade. Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.
Fonte: http://conexoesdeesperanca.com.br/ubuntu-sou-quem-sou-porque-somos-todos-nos/