Vejam mais artigos sobre gratidão nos sites Autoconhecimento.net.br e MarcioOkabe.com.br.

Como ser feliz?

Esta talvez seja a pergunta que 100% das pessoas gostaria de saber a resposta.
O ser humano sempre está em busca de aprender e experimentar coisas novas: Liderança, motivação, vendas, autoconhecimento, comunicação, cozinhar, mergulhar, viajar, dançar, etc.
Porém, no final de tudo o objetivo é um só: SER FELIZ!
A maioria das pessoas coloca a FELICIDADE como algo condicionado a fatores externos como:

  • Quando eu ganhar na loteria…
  • Quando encontrar o amor da minha vida
  • Quando conseguir o emprego…
  • etc.

O “segredo” da FELICIDADE é aprender a ter GRATIDÃO. Neste vídeo, darei 3 dicas para exercitar a gratidão:

DICA 1 – 3 Coisas Boas do Dia

No final do dia, anote 3 coisas boas que aconteceram ao longo do dia. Faça isso durante 21 dias, pois este é o período para que um novo hábito seja adquirido.
Ao fazer isso, você vai exercitar a prática de ver as coisas boas. Com isso, você perceberá o lado BOM dos acontecimentos e das pessoas.
Por este motivo, praticamente não assisto noticiários. Prefiro me manter desatualizado do que ver notícias ruins.

DICA 2 – Carta de Gratidão

Pense em algumas pessoas que você tenha gratidão. Pode ser alguém que você tenha grande proximidade como pai, mãe, marido, esposa, filhos, amigos, etc.
Escreva uma carta de gratidão de próprio punho e agende um dia para se encontrar com ela e… LEIA em voz alta para ela.
Pode ser uma pessoa que em algum momento da sua vida fez algo muito legal. Talvez a pessoa nem se lembre, mas com esta carta com certeza será um presente para ela.
É uma tarefa SIMPLES, mas nem sempre é fácil. Infelizmente, não fomos condicionados a ter este hábito.

DICA 3 – Forças e virtudes

Esta é uma dinâmica simples e basta pedir para uma pessoa contar uma história pessoal na qual ela se lembra que foi um momento muito bom na sua vida.
Depois de ouvir a história, conte para a pessoa as forças e virtudes que você percebeu na história. Esta atividade é excelente, pois a maioria das pessoas não consegue perceber em si mesmas as forças e virtudes que elas possuem. Ao ouvir de outra pessoa este feedback, isso traz um sentimento de gratidão e felicidade.

Uma outra dica bem legal é da palestra do monge Matthieu Ricard que era um biólogo francês que se tornou monge no Tibet e é considerado “o homem mais feliz do mundo”. Em sua palestra no TED “Hábitos da Felicidade” ele comenta que para evitarmos que o sentimento de raiva nos domine, precisamos tomar consciência dela. Leia o trecho da palestra do TED (13:17).

“Outra forma é tentar encontrar um antídoto geral para todas as emoções, e isso consegue-se observando a sua natureza. Normalmente, quando nos sentimos incomodados, com raiva ou aborrecidos com alguém, ou obcecados com algo, a mente foca repetidamente nesse objeto. Cada vez que volta a focar no objeto, se fortalece essa obsessão ou esse aborrecimento. É, assim, um processo que se auto perpetua. Assim, o que precisamos fazer é olhar para o interior em vez de olharmos para o exterior. Observar a própria raiva; isto parece assustador, como uma nuvem de monção ou trovoada. Chegamos a acreditar que podemos sentar nesta nuvem.. mas se chegarmos perto vemos que é apenas uma bruma. Da mesma forma, se observamos o pensamento raivoso, ele se dissipa como a geada ao sol da manhã. Se fizermos isto repetidamente, a propensão, a tendência de que o sentimento de raiva volte vai ser menor e menor a cada vez que deixamos ela se esvanecer. E, no final, mesmo que possa surgir de novo, apenas passará pela nossa mente, como um pássaro a cruzar o céu sem deixar qualquer vestígio. Este é o principal aspecto do treinamento da mente.” 13:17

Pratique o PERDÃO

Outra prática excelente para ajudar na busca da FELICIDADE é o PERDÃO.
É natural do ser humano ter problemas de relacionamentos e, muitas vezes, criamos “inimigos” ao longo da vida. O problema é que em grande parte das vezes, a pessoa que temos mágoa ou raiva, nem se lembra do FATO que gerou o problema. Muitas vezes, ela já perdoou ou até esqueceu o fato.
Perdoar não é um favor para o OUTRO, é uma benção para NÓS mesmos.
“Perdão é uma DECISÃO pessoal”

Escutem o podcast sobre Mágoa e Perdão

Espero que tenham gostado. Compartilhem e visitem meus sites:
www.MarcioOkabe.com.br
www.MarcioOkabe.com – Palestrante
www.Autoconhecimento.net.br

Referências:
http://marciookabe.com.br/videos/o-que-e-felicidade/
http://marciookabe.com.br/palestras/a-felicidade-inspira-a-produtividade/
https://prezi.com/9rtnbijt2-jq/os-habitos-da-felicidade/
https://www.ted.com/talks/matthieu_ricard_on_the_habits_of_happiness?language=pt-br
https://soundcloud.com/autoconhecimento/magoa-e-perdao-marcio-okabe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *