Marshall Rosenberg tem uma abordagem sobre DINHEIRO que inverte completamente o modelo do capitalismo. A tradução abaixo foi feita pelo Google Tradutor e aceitamos voluntários para ajudar.
Em um vídeo no YouTube, chamado NVC and Money , o Dr. Marshall Rosenberg fala especificamente sobre Comunicação Não Violenta e dinheiro. Quando ele faleceu, isso é o mais perto que posso chegar de compartilhar seus ensinamentos; Transcrevi suas palavras para compartilhar como ele pensava sobre o dinheiro – radicalmente diferente de nossa maneira usual de pensar e muito inspirador.
Existem três pontos principais:
- Primeiro, nunca pague por nada.
- Nunca cobra dinheiro por nada.
- E terceiro, transforme o conceito de valor.
Usando dinheiro como uma ‘girafa’
“Deixe-me dar-lhe um exercício rápido em h ow de usar o dinheiro em uma girafa caminho. Três pontos. Primeiro, nunca pague por nada. Nunca cobra dinheiro por nada. E terceiro, transforme o conceito de valor. Tire da cabeça que qualquer coisa vale uma certa quantia de dinheiro. ”
“Então, vamos nos livrar da palavra pagar. Nunca pague por nada.Dê dinheiro. Dê para servir à vida da maneira que você deseja que sirva.Nunca cobre dinheiro, peça dinheiro de pessoas para ajudá-lo a fazer o trabalho que você deseja fazer. Nunca diga que só vou lhe dar o que acho valioso se você me der dinheiro. Terei o maior prazer em lhe dar o que ofereço e gostaria que você me desse algum dinheiro para que eu possa continuar dando a outras pessoas. ”
O mundo em que queremos viver
Ele continua: “Você quer viver em um mundo onde as pessoas que podem ter algo para ajudar a família de alguém só dêem se você der dinheiro? Você quer viver nesse mundo? Onde as pessoas morrem sendo transferidas de um hospital para outro porque não tinham dinheiro para o primeiro? Você quer viver em um mundo onde o dinheiro é usado dessa forma? Portanto, nunca cobre dinheiro. Não faça nada por dinheiro. Deixe isso bem claro para você. Nunca faça nada por dinheiro. Ganhe dinheiro para fazer o que você quer. Você vê a diferença?Faça o trabalho para atender à sua necessidade de significado. E então consiga o dinheiro de que precisa para fazer isso. Nunca faça nada por dinheiro. A vida é muito curta.”
Dinheiro como um pedido
“Então, eu peço dinheiro. Eu não cobro. Dou dinheiro para ajudar as pessoas a fazerem o que desejam. Se o que eles fazem enriquece a minha vida, gostaria de dar-lhes dinheiro para continuar a dar aos outros. “
Ele também reconhece que não é fácil falar sobre dinheiro. Ele conta que estava trabalhando em uma empresa na Suíça e que esse diretor pediu para falar com Marshall. O diretor disse “Ótimo; Eu gostaria que você fizesse o trabalho. Quanto você cobra? Marshall explicou: “Eu não cobro. Eu ficaria feliz em dizer o que eu gostaria de receber. Então, gostaria de saber o que você gostaria de me dar. E se houver um conflito, tenho certeza de que podemos resolver isso. ”
Marshall continuou a contar a história. O diretor então disse: “Achei que você fosse dizer algo assim. E eu realmente gosto disso. Mas nesta empresa, se eu for ao meu supervisor, eles só vão querer saber de sua responsabilidade. Eu não saberia como explicar isso a eles. ”
Marshall então respondeu: “Olha, eu vou te dizer o que eu gostaria e você se você quiser que eu vá e faça isso. Independentemente de como você deseja lidar com o dinheiro da sua empresa, esse é o seu negócio.”
O diretor então disse: “Ok, ok, o que você gostaria?” Marshall disse a ele, e o diretor disse: “Oh, isso é um problema. Se eu for ao meu supervisor e disser a eles que é isso que você gostaria, eles pensarão que você não vale nada. A maioria dos nossos consultores pede o triplo disso. ” Marshall disse: “Olha, se você quiser me dar três vezes mais, eu aceito. Só preciso que você saiba que não faço nada por dinheiro. Posso fazer isso sem dinheiro para a sua empresa, porque outras pessoas me dão dinheiro. ” Então, a empresa deu a ele três vezes o dinheiro que ele pediu.
“Nunca faça nada por dinheiro.”
Marshall também explicou que quando ele viaja para alguns países, ele pede dinheiro, para que as pessoas possam usar seus serviços como gostariam de participar de seus workshops e alimentar suas famílias, porque se eles viessem para o workshop, suas famílias possivelmente não comeriam isso dia. Ele continua: “Em Serra Leoa, por exemplo, eu dou dinheiro para as pessoas virem ao workshop. E posso fazer isso porque pessoas de outros países me dão dinheiro. Portanto, nunca faça nada por dinheiro. Faça aquilo que atenda à sua necessidade de significado e solicite o dinheiro de que precisa para fazer isso. ”