Relembrando a 1a Jornada Ikigai em 2019
Postado em por Marcio Okabe
Estava aqui lembrando da 1a. Jornada Ikigai que aconteceu no dia 6/Abril/2019 na Explore Aprendizagem Criativa. Se passaram 4 anos, mas parece que foram décadas porque tivemos a pandemia do COVID-19 neste intervalo.
Como muitos eventos que organizo, tivemos a ideia 2 meses antes e conectei pessoas que toparam o desafio de organizar UM DIA DE IKIGAI para vivenciar os 4 pilares do IKIGAI: Paixão, Missão, Profissão e Vocação.
Creio que chegou a hora de RETOMAR este projeto.
A JornadaIkigai.com nasceu de uma conversa entre dois amigos – Marcio Okabe e Diogo Lopes (https://www.linkedin.com/in/dloopes/) – e como muitas ideias, ela evoluiu e no dia 6/Abril/2019 fizemos um encontro para vivenciar a Jornada Ikigai. Você gostaria de encontrar seu IKIGAI (Razão de viver)? Que tal organizar uma Jornada Ikigai na sua cidade? Atualmente sou palestrante IKIGAI, sendo que ministrei a minha principal palestra na Suzano SA em Mucuri/BA. Também e embaixador Ikigai pela IkigaiBrasil.com.
“Ikigai é a razão de viver, segundo os japoneses”
De acordo com os japoneses, encontrar o seu verdadeiro ikigai é a melhor maneira para viver uma vida plena e satisfatória e pode até mesmo ser o principal segredo da longevidade. No livro Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Héctor García e Francesc Miralles foram até a ilha de Okinawa no Japão e estudaram todos os motivos que fazem com que esta população seja uma das mais felizes e longevas de todo o mundo.
A mandala do IKIGAI tem quatro interseções principais que abordam as diferentes áreas de uma vida realmente completa.
Origamista por paixão
Educador por missão
Palestrante por vocação
Encontrou seu IKIGAI aos 50 anos e decidiu ajudar as outras pessoas a encontrar seu IKIGAI. Sua profissão não está descrita acima e é ajudar as pessoas a se comunicarem com mais eficiência usando ferramentas digitais, marketing de conteúdo e vídeos. Sua profissão tem 3 pilares: Uma carreira de 21 anos no Marketing Digital, 8 anos na área de Apresentações com Prezi e estratégias de vídeos/Youtube.
Desta recente formação, usando ferramentas e valores do Design Thinking associados à PNL e estudos de meditação criativa, Cristina vem atuando como facilitadora em projetos de inovação e/ou colaborativos, permitindo alavancar a inteligência coletiva.
Com seu projeto pessoal de Memórias Afetivas e Gustativas, proporciona um resgate e registro das lembranças que emergem das comidas, tanto pela conversa sobre, quanto pela experiência do preparo das mesmas.
Headhunter, atuou como Gestor de RH em grandes empresas, Coach de Carreira Profissional, é Pós-graduado em Recursos Humanos pela FAAP-SP e cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP.
As danças circulares foram uma SURPRESA para maioria dos participantes e foi um encerramento EMOCIONANTE!