Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão. A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.
Também conhecida como Alegoria da Caverna ou Caverna de Platão, esta história está presente no Livro VII da obra A República. O texto é uma série de diálogos escritos por Platão sobre o conhecimento, a linguagem e a educação para a construção de um Estado ideal.
O Mito da Caverna é um dos textos filosóficos mais debatidos e conhecidos pela humanidade. Nele, estão as bases do pensamento platônico, o conceito de senso comum em oposição ao senso crítico e à busca pelo conhecimento verdadeiro.
A vida dentro da caverna representa o mundo sensível, aquele experimentado a partir dos sentidos, onde reside a falsa percepção da realidade.
Enquanto a saída da caverna representa a busca pela verdade, o chamado mundo inteligível, alcançado apenas pelo uso da razão.
Fonte: https://www.significados.com.br/mito-da-caverna/
Selecionei alguns vídeos para conhecerem mais sobre “O Mito da Caverna”. Um mais curto e outro – excelente – para quem quiser se aprofundar.
Nessa aula a prof. Lúcia Helena Galvão da escola Escola de Filosofia Nova Acrópole, conta de forma profunda e simples o mito mais famoso do filósofo Platão, e reflete sobre seus principais símbolos. 19:35 – Início do Mito