Para se transformar é preciso mais do que vontade, precisamos ter capacidade, não adianta querer ajudar o próximo se não sabe o que tem para oferecer. Para isso, devemos usar o que nos difere dos outros animais, a nossa inteligência, mas toda ela!

Inteligência não é só QI, não é só mente, não é só cérebro. QI é a inteligência que usamos para resolvermos problemas racionais e lógicos, porém criamos problemas que nosso QI não resolve! Criamos problemas cuja solução não vemos! E que danificaram nosso mundo, nossas vidas pessoais e nossa comunidade.

Precisamos usar a inteligência do nosso coração, nossa inteligência emocional. A inteligência que nos diz como entender e aceitar o que sentimos, o que os outros sentem e como sentir junto com eles.

Porém especialmente hoje, junto com a QI e a QE, temos que usar nossa inteligência espiritual a QS. E essa, não tem nada a ver com religião, entendam de uma vez por todas: Inteligência Espiritual Não é “o que eu creio”, mas sim “o que eu sou! ”. Ou seja, “ QI ou inteligência cognitiva, refere-se “ao que penso”; QE ou inteligência emocional, refere-se “ao que sinto”; e QS ou inteligência espiritual, mais uma vêz, refere-se “ao que sou! ” E é exatamente isso que devemos oferecer hoje. Ofereça o que você é, ofereça o que você tem, de maneira profunda, séria e significativa!

QS ou inteligência espiritual é a nossa inteligência moral, é a inteligência com a qual ouvimos nossa consciência e nossa consciência é a nossa bússola dentro de cada um de nós. Há uma voz que sabe o que é certo fazer, normalmente não ouvimos, mas temos tal capacidade se usamos nossa inteligência espiritual!

Nossa inteligência espiritual é também aquela com que criamos paradigmas e com a qual rompemos paradigmas. É a inteligência com a qual mudamos nossos pensamentos, com a qual saímos do casulo para sentir o ar fresco de novas ideias, novos sentimentos e novos significados, é a nossa inteligência criativa, que nos permite encontrar nova soluções para antigos problemas para ver que o mundo pode ser melhor e diferente e que eu e você como indivíduos podemos fazê-lo!

Ou seja, Inteligência espiritual é você como um todo, enquanto a Inteligência emocional representa metade do cérebro e a Cognitiva representa a outra metade, a espiritual é o cérebro inteiro, é o ser inteiro. São meus valores, meus significados, minha missão, meus objetivos enfim, são as coisas que fazem a vida valer a pena para mim, que trazem sentido, propósito e responsabilidades a minha vida!

E essa é a inteligência de que precisamos hoje para capitalizar a grande oportunidade que é apresentada por esse vírus e consequentemente, essa crise econômica! Precisamos recapturar os nossos valores, nosso senso de sentido, nosso senso de objetivo moral, nosso senso de “ nós podemos! ”. Podemos mudar o mundo, nos mudando, afinal somos parte de grande campo energético.

Criamos com o poder do pensar, sentimos aquilo que pensamos, vibramos aquilo que sentimos e essa vibração que pode ser manifestada por uma atitude, uma fala ou até um pensamento, tem poder de provocar mudanças, e assim podemos transformar tudo a nossa volta!

Gratidão!

Felipe Melo Shigueru

Palestrante | Coach Ikigai | Terapeuta

@Despertesuaalma | Despertesuaalma.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *